segunda-feira, 19 de março de 2012

Dimensões da Estratégia e Competitividade (Primeira Parte)

Olá pessoal, bom dia! tudo bem?

Hoje é segunda-feira. Dia de começarmos o dia com ânimo total e preparados para os desafios da longa semana que está apenas começando. E hoje também é dia de colocarmos mais um artigo do consultor Carlos Gustavo Caixeta.

Hoje colocarei um artigo, de uma série de oito sobre estratégia e competitividade. Nesta série vocês serão convidados a refletir sobre a atual situação da empresa de vocês, e podem inclusive, preencher o formúlário, clicando no link abaixo, para fazer a avaliação.

Quando da análise do resultado você pode ser surpreendido com um diagnóstivo as vezes difícil de identificar caso não haja tempo e espaço para reflexão. Por isso, a importância de disponibilizarmos tempo para as reflexões sobre a estratégia da empresa, ao invés de dedicarmos nosso 100% do nosso tempo a operação. Isso também é trabalhar!

Vamos ao artigo. Aproveitem e façam a avaliação.

Este é o primeiro artigo, de uma série de oito no total, onde você será convidado a analisar profundamente a sua empresa em oito dimensões da estratégia e competitividade. Em cada artigo será apresentada uma dimensão composta por vários itens. Para cada item, você precisará conduzir um brainstorming em equipe, realizar estudos internos e conversar com especialistas para classificar se sua empresa está bem ou precisa melhorar no referido item. Você pode atribuir notas de 1 a 5, facilitando o entendimento sobre sua real situação: 1 (péssima); 2 (ruim); 3 (razoável); 4 (boa); 5 (excelente) e N/A (não se aplica).

A primeira dimensão do seu Diagnóstico Estratégico Competitivo é “Criar e Manter uma Proposição de Valor Importante”, composta pelos itens do arquivo disponível abaixo para download.


Esta dimensão é importante porque enfoca a capacidade empresarial em definir, alinhar e comunicar claramente os benefícios e diferenciais que guiarão a oferta de valor ao mercado da empresa e sua habilidade em entregá-la efetivamente.

Após criteriosa análise, selecione os itens que receberam as menores notas, reúna as equipes que estão relacionadas a eles e crie Ações de Melhoria com definições claras do que precisa ser feito e como fazer, prazo de conclusão, responsável, equipes de apoio, indicadores de desempenho, metas e investimentos necessários. Sucesso e prosperidade! Até o próximo artigo onde discutiremos a dimensão “Explorar Mercados em Alto Crescimento”...

Bom trabalho!


Um comentário:

  1. Estou amando o seu blog Dri , parabéns, e todos os Dias estou por Dentro das Noticias ! Achei o maximo o Diagnóstico! beijos Thati =)

    ResponderExcluir