segunda-feira, 12 de março de 2012

O Desafio de Ser Empreendedor

Bom dia! Como foram de final de semana?

Começamos esta semana com uma novidade! Irei publicar periodicamente artigos do consultor Carlos Gustavo Caixeta.

Para conhecerem ele melhor vou apresentá-lo: Ele é economista, formado pela UFMG, mestre em gestão empresarial (estratégia e inovação) pela Fundação Dom Cabral e Puc Minas e possui MBA executivo pela ESPM, onde obteve melhor desempenho, com obtenção de grau de Excelência.

O Carlos Gustavo possui experiência de 15 anos em gestão estratégica, marketing e vendas, inteligência de mercado, análise econômica, cenários e tendências, possui alianças e parcerias em empresas de médio e grande porte de diversos setores: telecomunicações, bancos, federações de indústrias, eletro-eletrônicos, tecnologias da informação, energia, construção civil, varejo, logística e transportes.

Tive a oportunidade de conhecê-lo na Fundação Dom Cabral, onde faço Pós Graduação em Gestão com Ênfase em Negócios. Depois disso ele realizou um trabalho brilhante na nossa empresa em São Paulo, Altura Andaimes, e agora está quase finalizando. Na verdade é um processo contínuo, e a parceria permanecerá.

Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a ele o apoio com o blog e por conceder os artigos que irei publicar. Tenho certeza que irão adorar pois, além de serem objetivos, os conteúdos são ricos, atualizados e trazem temas sempre atuais e práticos. Aproveitem!


Tema de hoje: O Desafio de Ser Empreendedor


O primeiro passo para quem quer empreender é saber o que pode oferecer ao mercado e o que o mercado deseja, definindo sua “proposta de valor” e seu plano estratégico, que vai guiar a empresa. Vai precisar também compreender quem são seus concorrentes, o perfil dos seus clientes e funcionários, estimativas de receitas e custos do negócio. Depois, é preciso transformar tudo isso em realidade.



Quando se tem um produto ou serviço a oferecer, deve-se ter a confiança de levá-lo para o mercado a um preço justo pelo valor que ele acrescenta. É preciso também que o cliente aprenda a confiar em você, e essa confiança se constrói honrando suas promessas e sendo totalmente competente em todo o seu marketing mix (atendimento, disponibilidade do produto/serviço, cordialidade no contato, pós-venda, retorno ao cliente, assistência técnica, equipe de vendas e relacionamento, ponto de venda e de reforço da experiência com a marca etc.).


O empreendedor vai navegar muitas vezes sem segurança, sozinho em suas decisões, mas dispõe de uma liberdade para errar que jamais teria num emprego fixo. Deve aprender a lidar com o mau tempo e confiar em seu plano estratégico. Com esforço, o trabalho bem feito acaba dando resultados.


Cada decisão tomada traz consigo um risco de errar. O mais importante é aprender com ele, avaliá-lo bem e criar ações para rapidamente identificar os problemas, de modo que os sinais de perigo não passem despercebidos.


Tocar novos projetos, assumir riscos e começar do zero pressupõe confiança em si mesmo e no futuro. O empreendedor impõe a si próprio desafios maiores porque acredita que tem condições de superá-los. E a sorte vem para aqueles que se prepararam enquanto outros descansavam...


Por fim, evitar o estresse é fundamental. Quanto maior o desgaste, mais vulnerável ele se sentirá a mudanças de ânimo e decisões equivocadas. Atividade física, espiritualidade e boas sessões de terapia ajudam bastante...

Carlos Gustavo Caixeta



Bom trabalho!!!

6 comentários:

  1. Que bom ! Acompanhe o blog diariamente que terão sempre notícias interessantes! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog Adriana!Estou acompanhando sempre e adorando!Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Alice! Seja muito bem vinda ao blog! Diariamente vou postar notícias interessantes e atuais! Acompanhe! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Dri, ótima decisão a sua de incorporar os artigos de Carlos Gustavo ao seu blog - contribuição preciosa.
    Numa síntese objetiva e clara, ele expõe os pontos chaves do desafio de ser empreendedor. Como palpiteira de plantão, gostaria de acrescentar que aprender a ouvir é um instrumento valioso no enriquecimento de suas próprias idéias, gerando maior confiança no momento solitário da decisão.(Beth)

    ResponderExcluir
  5. Muito bem abordado, principalmente quanto à confiança e dedicação (a sorte vem para aqueles que se preparam enquanto outros descansam). O primeiro passo é muito delicado, requer empenho, dedicação e muita perseverança...Além do fato de inicialmente não termos tantas portas abertas, principalmente quanto a incentivos.
    Mas, uma vez ultrapassado, as circunstâncias nos conduzem para um ambiente mais favorável, aqui já com o auxílio da experiência no mercado.

    ResponderExcluir