quarta-feira, 21 de março de 2012

Franquias até 50 mil reais que mais crescem no Brasil


Olá pessoal, bom dia! tudo bem?

Hoje vou fazer um post sobre as franquias de até 50 mil reais que mais crescem no Brasil neste momento. Gostaria de agradecer ao leitor, Helbio Miranda, que me deu a idéia de fazer este post. Pesquisei algumas coisas e agora ele está prontinho.

As franquias podem ser um ótimo negócio para quem tem algum dinheiro para investir. Elas oferecem a vantagem de trazer um negócio pronto, com uma marca muitas vezes consolidada, e um apoio ao franqueado, que pode ter ou não experiência naquele ramo de negócio escolhido. Por outro lado, existem as exigências do franqueador, que precisam ser bem geridas para não gerar um encargo maior que os benefícios que o negócio pode trazer.

Levando em consideração a taxa média de mortalidade das franquias, pode-se afirmar que é um bom negócio. Segundo a Associação Brasileira de Franquia, a taxa é de 5 % nos três primeiros anos, enquanto que nas demais, micro e pequenas empresas, esta taxa é de 46%. Essa diferença se dá pelo motivo citado acima, pois na maioria das vezes o modelo  de negóicio repassado é um modelo já testado e de sucesso. Assim o franqueado adquire um negócio bem estruturado, recebendo na compra da franquia, toda  a tecnologia responsável pelo sucesso daquele negócio. 

O setor de microfranquias, investimentos até 50mil, tem ampliado sua participação no mercado, com 17% do mercado de franquias. Para o ano de 2012 a expectativa é de que o sertor se mantenha aquecido, puxado principalmente pelos segmentos de manutenção predial, cuidador de idosos  e educação.

Veja as microfranquias que mais abriram unidades:

  •  Doutor Resolve: serviço de marido de aluguel

Dr Doutor Resolve
  •  Prepara cursos profissionalizantes
Prepara Cursos


  • Carrinho chopp Brahma

  •  Guia-se negócios pela internet: serviço de marketing digital
  •  Cartório Postal: serviço de pedido e envio de documentos
Cartório Postal



A unidade do Cartório Postal de Belo Horizonte pertence a Natália Archanjo. Ela é advogada, formou-se comigo na faculdade Milton Campos e optou pelo caminho do empreendedorismo com a abertura da franquia em operação desde 09/02/2011. Na sua unidade ela oferece um mix de produtos relacionados à intermediação entre pessoas e órgãos públicos (cartórios e todas as outras entidades), com abrangência nacional e internacional, direcionada para pessoa física e jurídica. A sua unidade está localizada  na Av. Brasil, nº 1.586. Não deixem de conhecer os serviços oferecidos pelo Cartório Postal. Além de prático e rápido, pode agilizar muito o seu dia a dia. Vou convidá-la para contar um pouco do seu negócio e da sua experiência com franquia. O que acha, Natália? 


 Bom trabalho!


2 comentários:

  1. Adriana, parabéns pelo blog. Sempre com publicações interessentes! Recomendarei. Juarez Aguilar

    ResponderExcluir
  2. Blog interessante, fácil e super informativo. Gostei!!!
    Vou ser frequente.
    Parabéns pela iniciativa!
    RND

    ResponderExcluir