quarta-feira, 7 de março de 2012

Renda Fixa? Poupança? Bolsa de valores? O que está valendo a pena?

Muitas vezes paro para refletir como investir o meu dinheirinho...e ai, vem a grande dúvida. O que é melhor fazer? Investir em renda fixa? Aplicar na bolsa? Deixar ele quietinho na poupança?

Bom, a selic, índice pelo qual as taxas de juros cobrados pelo mercado se balizam no Brasil, está em trajetória de queda desde 2011, e ela influencia diretamente o retorno dos títulos públicos. A taxa de juros menor diminui a rentabilidade oferecida pelos títulos do governo e isto tem deixado estes títulos bem menos atraentes.

Para citar um exemplo, até 28 de fevereiro deste ano, o prêmio das Notas do Tesouro Nacional - série B (NTN-Bs, indexadas à inflação) com vencimento em 2017 recuou de 5,32% para 4,77% ao ano, mais a variação do IPCA.

Assim, a opção, é, muitas vezes, apostar na entrada na bolsa de valores. A queda da Selic, juntamente com a queda do Ibovespa ano passado, indica uma boa oportunidade, pois tudo indica que o Ibovespa irá aumentar, mas claro, nada é garantido.

Importante lembrar que, a decisão de compra das ações deve estar atrelada a uma disponibilidade de tempo para administrar a carteira, tolerância ao risco, e um objetivo de longo prazo.

Agora, para quem tem aversão ao risco, a poupança é uma excelente opção, já que é isenta de IR e tem liquidez diária. Dependendo do prazo. a poupança é ainda mais interessante quando comparada a alguns rendimentos de renda fixa, pois estes estão sujeitos a um IR que varia de 22,5% a 15% e ainda possuem taxa de administração.

Todas estas informações podem soar confusas e chatinhas, mas são importantes para refletirmos qual caminho tomar. Esta foi apenas um resumo simples e didático do assunto, então, prometo ir aprofundando com o decorrer dos dias.

Ok?
Bom trabalho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário