terça-feira, 3 de abril de 2012

Dimensões da Estratégia e Competitividade (Terceira Parte)

Olá Pessoal, como passaram o final de semana?

O post de hoje aparece um pouco atrasado, e por isso peço desculpas! Esta semana é mais curta e por isso já começa apertada. 

Mas vamos a terceira parte deste projeto!


"Este é o terceiro artigo, de uma série de 8 no total, onde você será convidado a analisar profundamente a sua empresa em 8 dimensões da estratégia e competitividade. Em cada artigo será apresentada uma dimensão composta por vários itens. Para cada item, você precisará conduzir um brainstormig em equipe, realizar estudos internos e conversar com especialistas para classificar se sua empresa está bem ou precisa melhorar no referido item. Você pode atribuir notas de 1 a 5, facilitando o entendimento sobre sua real situação: 1 (péssima); 2 (ruim); 3 (razoável); 4 (boa); 5 (excelente) e N/A (não se aplica).

Na primeira dimensão do Diagnóstico Estratégico Competitivo, você analisou a importância de se “Criar e Manter uma Proposição de Valor Importante”. Na segunda dimensão, analisou sua capacidade para “Explorar um Mercado em Alto Crescimento”. O entendimento de cada um dos itens que compõem estas dimensões foi referência para ações de melhoria e solução de problemas em sua empresa. 

Agora, você fará o mesmo para a terceira dimensão do Diagnóstico Estratégico Competitivo: Clientes Rentáveis como a Principal Fonte de Receita, composta pelos itens que constam no arquivo anexo abaixo:
 
 
Esta dimensão é importante porque enfoca a capacidade empresarial em identificar, estreitar laços e reforçar a prosperidade gerada pelos clientes rentáveis: maior lucratividade, indicações para suas redes de contatos, visibilidade da marca, fidelidade e maior resistência a crises, atração de novos clientes, impactos da comunicação direcionada, fortalecimento da reputação organizacional e blindagem contra a concorrência. 

Após criteriosa análise, selecione os itens que receberam as menores notas, reúna as equipes que estão relacionadas a eles e crie Ações de Melhoria com definições claras do que precisa ser feito e como fazer, prazo de conclusão, responsável, equipes de apoio, indicadores de desempenho, metas e investimentos necessários. Sucesso e prosperidade! Até o próximo artigo quando discutiremos a dimensão “Potencializar Alianças com Grandes Empresas”."

Aproveitem e de não deixem de fazer! 

Bom trabalho!

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