quinta-feira, 10 de maio de 2012

Continuando...

Olá Pessoal, bom dia! Tudo bem?

Continuando ainda a falar sobre o problema da mão de obra gostaria de deixar um relato de um acontecimento com a nossa empresa.

Como é sabido, o Brasil hoje está sofrendo com o os EUA sofreu há tempo atrás: a imigração. Hoje o Brasil, é o país do momento, com uma economia estável e em ascendente crescimento. É também notório que este desenvolvimento vai continuar por algum tempo e assim nos tornamos objeto de desejo para empresas e pessoas. 

Em recente reportagem publicada na Veja, eu li sobre alguns relatos de empresas, como construtoras, que estão trazendo mão de obra de fora para atender a crescente demanda. Para isso oferecem o emprego e moradia em instalações dignas, e em alguns casos, até mesmo a possibilidade de trazer a família. Esta pode ser uma solução um pouco mais cara, mas completamente viável e interessante.

Ocorre que muitas vezes não é isso que se tem visto. Em São Paulo é possível ver milhares de haitianos andando pelas ruas do centro da cidade, sem trabalho e sem nenhum interesse em procurar por um. 

A diretora da nossa empresa em São Paulo foi atrás desta mão de obra para oferecer emprego e condições de trabalho. No caso dos haitianos, quando chegam no Brasil, são acolhidos pela Igreja que oferecem moradia até encontrarem um trabalho em que possam ser registrados, momento em que devem deixar a casa de acolhida. Bom, mas a procura foi sem sucesso, pois, em uma conta rápida eles verificam que se saírem da casa terão que pagar aluguel, e ainda precisam de dinheiro para se alimentar. Bom, se eles já tem moradia, e precisam apenas de se alimentar, para que criar um custo a mais? Assim, é possível vê-los vagando pelos centros da cidade, fazendo "bicos", e sem nenhum interesse de se estabilizarem.

Podemos então pensar que o Brasil está criando um problema social de médio e longo prazo. Estas pessoas sem trabalho, e sem renda, podem daqui há algum tempo podem gerar um enorme problema para o país. E o Brasil é conivente com isso, pois, continuando com o exemplo dos haitianos, estes entraram no país, e quem veio até janeiro deste ano conseguiu regularizar a sua situação, possuem documentos e carteira de trabalho. Já os que vieram depois, possuem sua situação irregular.

Assim, podemos imaginar o que pode acontecer se esta imigração desgovernada continuar, e também podemos imaginar que o problema da mão de obra, que poderia ser resolvido de forma inteligente, também continuará sem solução.




Bom trabalho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário