quarta-feira, 9 de maio de 2012

E o Problema da Mão de Obra...

Olá Pessoal, bom dia! Tudo bem?

Primeiramente, gostaria de explicar o abandono com o blog. Viajei a trabalho e isso me deixou muito apertada nos dias que antecederam a viagem e no retorno. Fui para Paris participar de uma feira, a Intermat. Depois vou fazer um post especial sobre a feira, com fotos e tudo mais.

Para retornar com força total, resolvi tratar de um assunto que tanto tem trazido preocupações para todos nós empresários: a falta de mão de obra.

Esta preocupação hoje está no topo da lista das preocupações dos executivos que comandam grandes empresas brasileiras, juntamente com os problemas de custo de pessoal e sua qualificação. O problema inicial passa pela disponibilidade de mão de obra que acaba por inflacionar os salários, tendo em vista que vivemos na era do pleno emprego e existe uma disputa natural entre as empresas pelos melhores talentos, e , em alguns casos, as opções de contratação são muito poucas.

O problema movimenta o setor de recursos humanos das empresas, pois os executivos precisam garantir a capacidade da empresa de ter sucesso no ambiente de crescimento da demanda, e a formação e treinamento da mão de obra para formação de lideranças é fundamental neste ambiente de crescimento. 

Para algumas empresas, como aquelas no setor de tecnologia, a formação da mão de obra é o principal motivo de preocupação. A demanda em larga escala e a velocidade da formação de técnicos nos próximos anos será inferior à necessidade das empresas.

A solução deste problema ainda está difícil de encontrar. O problema é social, onde deve-se investir maiores recursos em educação e estudo. As empresas, como saída, tem procurado treinar o seu pessoal para formar estas pessoas para que elas estejam aptas a ocupar cargos importantes dentro de um médio ou longo prazo. Pode ser duro acreditar, mas estamos chegando quase no ápice do problema, onde, em pouco tempo haverá um apagão de mão de obra. E, pela primeira vez, estamos vivendo o que viveu os EUA há anos atrás, ou seja, a imigração de países como Bolívia e Haiti. Amanhã vou falar um pouco sobre isso, em um relato de uma experiência vivida pela minha empresa.






Bom dia! Bom trabalho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário