segunda-feira, 26 de março de 2012

Dimensões da Estratégia e Competitividade (Segunda Parte)

Olá Pessoal, bom dia!

Como estamos neste início de semana? Como foram no final de semana? Eu, aproveitei para descansar bastante e começar a semana com tudo! Segunda-feira é sempre dia de correria e probleminhas na parte da manhã, então, temos que começar cedo!

Vamos ao post. Hoje, continuamos com a série de artigos do consultor Carlos Gustavo.


Dimensões da Estratégia e Competitividade (Segunda Parte)

 
Este é o segundo artigo, de uma série de 8 no total, onde você será convidado a analisar profundamente a sua empresa em 8 dimensões da estratégia e competitividade.
 
Em cada artigo, será apresentada uma dimensão composta por vários itens. Para cada item, você precisará conduzir um brainstorming em equipe, realizar estudos internos e conversar com especialistas para classificar se sua empresa está bem ou precisa melhorar no referido item. Você pode atribuir notas de 1 a 5, facilitando o entendimento sobre sua real situação: 1 (péssima); 2 (ruim); 3 (razoável); 4 (boa); 5 (excelente) e N/A (não se aplica).

Na primeira dimensão do Diagnóstico Estratégico Competitivo, você analisou a importância de se “Criar e Manter uma Proposição de Valor Importante”. O entendimento de cada um dos itens que compõem esta dimensão foi referência para ações de melhoria em sua empresa.

Agora você fará o mesmo para a segunda dimensão do Diagnóstico Estratégico Competitivo:“Explorar um Mercado em Alto Crescimento”, composto pelos itens listados no arquivo anexo abaixo:
 

 Esta dimensão é importante porque enfoca sua capacidade empresarial em identificar e agir proativamente em mercados de alto crescimento, com alto potencial para atrair clientes, gerar altas receitas, aumentar a lucratividade e reforçar a boa percepção sobre a sua marca.

Após criteriosa análise, selecione os itens que receberam as menores notas, reúna as equipes que estão relacionadas a eles e crie Ações de Melhoria com definições claras do que precisa ser feito e como fazer, prazo de conclusão, responsável, equipes de apoio, indicadores de desempenho, metas e investimentos necessários. Sucesso e prosperidade! Até o próximo artigo quando discutiremos a dimensão “Clientes Rentáveis como a Principal Fonte de Receita”.

Muito interessante o questionário de hoje! Continuem fazendo e participando. A ferramenta é excelente para análise da situação da empresa.

Excelente dia e ótima semana!

Bom trabalho!



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